Banho do recém-nascido: 4 dicas para te ajudar nos primeiros meses do bebê

www.babynic.com.br


Banho do recém-nascido: 4 dicas para te ajudar nos primeiros meses do bebê




hora do banho é um desafio para todos os pais, principalmente os de primeira viagem. Mas esse momento, que é tão especial, não precisa se transformar em uma missão impossível. Por isso, separamos 4 dicas simples para te ajudar nos primeiros banhos do seu filho. Dá uma olhada:

Tenha certeza de que ele precisa de um banho 
Recém-nascidos normalmente precisam de mais de um banho por dia. Isso porque, segundo a Academia Americana de Pediatria, banhos frequentes podem ressecar a pele. Não há problema em banhar o recém-nascido mesmo antes do cordão umbilical cair. O importante é limpar o umbigo com hastes de algodão e um pouquinho de álcool. Só é preciso esperar que a área esteja bem seca antes de fechar a fralda. O banho também não precisa ser uma atividade noturna. Uma temperatura corporal alta pode dificultar o sono, então, depois de um banho quente, pode ser difícil para o seu bebê se acalmar. Se seu filho estiver ativo e alerta depois do banho, considere mover esse momento para outro horário.
Depois de encontrar o melhor horário para o banho, seja consistente. Reúna o seu equipamento – incluindo panos, uma pequena tigela e uma toalha – antes de tirar a roupa do bebê. A água será suficiente para limpar a maior parte do corpo de um recém-nascido, mas você pode usar sabão em partes que coletam sujeira, como a área da fralda. Escolha uma lavagem suave e evite produtos que contenham o lauril sulfato de sódio, um detergente que pode irritar a pele do seu filho. Se você estiver preocupado com o eczema, use um limpador sem perfume.
Coloque seu bebê pelado virado para cima em uma toalha em seu trocador. Enrole os lados da toalha ao redor de seu corpo para aquecer. Em seguida, usando um pano úmido, limpe suavemente seu cabelo e rosto. Lave o pano em uma tigela com água morna e continue limpando. Com a ajuda de um termômetro, certifique-se de que a água não ultrapasse 48,8ºC – ela deve estar morna, não quente.
Mude para a banheira 
Posicione uma banheira almofadada e antiderrapante dentro de sua banheira ou em um balcão. Use sua mão não dominante para apoiar a cabeça do bebê e a outra mão para lavá-lo. Derrame a água sobre ele com uma xícara para enxaguá-lo e mantê-lo aquecido. Para lavar o cabelo, simplesmente molhe-o com uma toalha, esfregue uma pequena quantidade de xampu e lave-o com uma toalha molhada. No final do banho, coloque uma toalha sobre o ombro e, com cuidado, levante o bebê até o peito, trazendo a parte de baixo da toalha para cobri-lo.
Prepare-se para o grande banho 
Seu bebê não estará pronto para a banheira de tamanho normal até que ele possa sentar-se por conta própria – geralmente de sete a dez meses. Forre o fundo da banheira com um tapete antiderrapante e encha-o com água morna suficiente para cobrir as pernas do bebê. Você pode incluir alguns brinquedos para tornar essa hora mais divertida. Não entre em pânico com respingos acidentais de água. Eles irão acontecer!
Créditos: Revista Pais & Filhos


Comentários